top of page

O resgate da dignidade



Por Wilson Albino Pereira


O ar que circula no interior da casa é pesado. Um veneno para quem tem bronquite, sinusite, rinite ou quaisquer doenças respiratórias. Dentro da residência, até tento mudar o rumo do pensamento. Concentro-me no frio congelante, que em minutos deixa a umidade do chão, atravessa os sapatos e alcança meus pés. Porém o mofo invade minhas narinas, sufoca-me. Saio dali e busco o sol, que tudo aquece, limpa e renova. Abandono aquele local com a ideia fixa de nunca mais voltar. Tenho essa opção, Patrícia Eloíza da Fonseca, 52 anos, não.

“Quase não durmo, sabe, moço? Tenho muito medo dessa casa cair por cima de mim”; “Às vezes, sinto uma tristeza que demora muito ‘pra’ passar”; “Vivo assim ‘ó’... quase sem esperança nenhuma, nenhuma, nenhuma”, estas palavras foram pronunciadas por Patrícia ao longo da entrevista. Há tempos ela sofreu um acidente e por causa disso não consegue exercer sua profissão, que é auxiliar de serviços gerais.

Como não há nenhuma fonte de renda, a luta diária é mesmo pela sobrevivência. Não é segredo que sem dinheiro a vida de qualquer pessoa trava. Aproveito para informar o seguinte: Sim, tanto a Defesa Civil, quanto o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) já foram acionados e compareceram no Bairro Estaleiro II em Nova Contagem, mas nada puderam fazer para solucionar os problemas.

De acordo com Marcelo Rodrigues (@marceloengenheiro362016), o intermediador da entrevista e realizador de uma vistoria técnica minuciosa no imóvel de Patrícia, há risco iminente de desabamento. Então, o que está ao alcance para melhor construir uma vida nova é contar com a solidariedade coletiva. Foi pensando nisso, que Cristiane S. Poças, advogada e empreendedora, (@cristiane_pocas) iniciou uma campanha para arrecadar materiais de construção, alimentos não perecíveis e qualquer quantidade em dinheiro para custear os materiais e a reformar, uma vez que já a mão de obra será voluntariada.

“Vamos colaborar para que a Dona Patrícia possa viver dignamente, segura e protegida. Ajudar o próximo é uma oportunidade de praticar o bem”, afirma a advogada.

Chave Pix para transferência:

40376126000180 - Cristiane S. Poças

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page